Doze Casas / Murmuro

Doze Casas / Murmuro - FachadaDoze Casas / Murmuro - Imagem 3 de 23Doze Casas / Murmuro - FachadaDoze Casas / Murmuro - Imagem 5 de 23Doze Casas / Murmuro - Mais Imagens+ 18

Braga, Portugal
  • Arquitetos: Murmuro; Murmuro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Nuno Pacheco
  • Engenharia: TDP Engenharia
  • Promotor: Flexible Loop S.A.
  • Autores: João Caldas, Rita Breda
  • Arquiteto Responsável: João Caldas
  • Equipe: Nuno Vasconcelos, Tiago Araújo
  • Cidade: Braga
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Doze Casas / Murmuro - Imagem 15 de 23
© Pedro Nuno Pacheco

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto localiza-se em Gualtar, uma freguesia periférica da cidade de Braga, em processo de transformação de um carácter rural para periurbano, não havendo referências relevantes. O promotor pretendia construir nove casas, de dimensões generosas. A crise imobiliária de 2008 gerou apreensão sobre o sucesso do investimento, o que nos permitiu repensar a abordagem, propondo uma nova estratégia. Surge desta forma uma proposta que se baseou na transformação das nove casas em doze casas, de menor dimensão, logo mais económicas e acessíveis a clientes mais jovens.

Doze Casas / Murmuro - Janela, Porta, Fachada
© Pedro Nuno Pacheco
Doze Casas / Murmuro - Fachada
© Pedro Nuno Pacheco

Esta alteração implicou decisões radicais - foi necessário enterrar completamente o piso de estacionamento, criando um corredor de circulação automóvel ao nível do piso inferior, sendo este o acesso às garagens individuais. A nascente desenhou-se, então, a rampa de acesso ao piso enterrado e, no extremo oposto, a poente, as escadas e elevador de forma a cumprir toda a legislação, ora criando a saída de emergência ora garantindo o acesso universal. A opção de enterrar o estacionamento e criar um único acesso comum, possibilitou libertar completamente o terreno ao nível do piso térreo.

Doze Casas / Murmuro - Janela, Fachada
© Pedro Nuno Pacheco
Doze Casas / Murmuro - Imagem 5 de 23
© Pedro Nuno Pacheco

Desta forma, optou-se por dividir cada casa através de muros que percorrem o terreno de norte a sul e elevar o muro de confrontação com a rua de acesso para garantir privacidade transformando o logradouro num pátio individual. Sobre os muros, pousa o corpo do piso superior, um volume monolítico, ritmado pela abertura dos vãos. Neste corpo encontra-se a área mais privada da casa, os quartos e, de forma a garantir três, - exigência do promotor - definiu-se um outro pátio. Este permite iluminar e ventilar um dos quartos funcionando igualmente como lanternim das zonas de circulação.

Axonometria

Através do pátio do piso superior, a luz de sul e poente inunda a casa sobre as escadas e, no verão, o ar quente dos pisos inferiores sobe e dissipa-se. Este espaço exterior torna-se assim fundamental para o funcionamento da casa. Sob o piso dos quartos, ao nível do piso térreo, distribui-se o programa social da casa, a cozinha e sala em extremos opostos, que se estendem para o exterior através dos alpendres. Neste piso, a casa abre-se totalmente ao exterior, integrando a norte o pátio de acesso à casa pela rua e que serve a cozinha, e a sul o jardim, que amplia a vista e projecta o olhar através dos terrenos de cultivo até à encosta a sul de forma a enquadrar a vista mais interessante desde o terreno.

Doze Casas / Murmuro - Janela, Fachada
© Pedro Nuno Pacheco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Doze Casas / Murmuro" 04 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884713/doze-casas-murmuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.